sábado, 23 de outubro de 2010

O crescimento da economia brasileira:O governo e a verdadeira face do sucesso.




O Presidente Lula até conseguiu levar bem sua gestão nos anos que esteve à frente do governo apesar de escândalos como o mensalão e outros, porém o que deve ser esclarecido é que nada ele teria feito se não fosse o governo criativo de FHC esse que por sinal é ridicularizado por grande parte dos eleitores brasileiros que não possuem boa memória e não entendem de economia, o mais difícil é colocar na cabeça desse povo que a e economia do país foi aberta durante o governo tucano. Se for enumerar todas as coisas que o governo de FHC conseguiu para o Brasil e que Lula tocou em frente iria demorar muito, se vocês não sabem em 1997 foi criada a lei 9478 chamada de lei do petróleo até a criação dessa lei a Petrobras era uma empresa brasileira ainda pequena e acomodada e que detia o monopólio das reservas de petróleo do país,foi quando em 1997 foi criada a lei que concedia daí para frente a abertura da exploração de petróleo para outras empresas desde que ganhassem licitação.Quando aconteceu isso a diretoria da Petrobras odiou,  a empresa até tal momento estava tranqüila afinal o direito de exploração do ouro negro era dela, explorava um pouquinho aqui outro ali. O Espírito Santo estado que hoje figura entre as principais potências desse recurso não era nada quando se falava em petróleo. Depois que o mercado foi aberto a Petrobras foi obrigada a crescer senão perderia espaço para empresas estrangeiras, e o que aconteceu? A Petróleo brasileiro S/A foi tomada pela obrigação da ambição e a vontade de crescer e hoje é essa gigante.
Para analisar política tem que observar o contexto e o momento que a economia passa. E de se entender que a maioria dos brasileiros não goste de FHC, o mesmo não possui carisma e nem o marketing do Lula e, além disso, fez a nação passar por momentos críticos quando abriu a economia para empresas estrangeiras. Com 85 centavos foi possível comprar um dólar o que favorecia a entrada de produtos produzidos em outros países e que possuíam qualidade muito superior aos fabricados na indústria local. E o que aconteceu?
A economia interna passou por um momento delicado, não conseguia competir com o que vinha do exterior, foi obrigada a reduzir gastos, demitir e a crescer para somente depois contratar novamente, isso mesmo, era o momento de fazer escolhas:Ou melhorar o produto para competir com o importado,ou assumir e decretar a falência.Foi o momento primordial para economia brasileira se tornar o que é hoje, com empresas nacionais figurando entre as maiores e melhores do mundo, pode ter sido complicado aquele momento mais o que deve ser bem colocado é que não existe crescimento sem sacrifício e querendo ou não o governo de Fernando Henrique Cardoso alavancou e salvou a economia  brasileira  
 Esse foi apenas um ponto comentado dentre outros que poderia, o que deve ser bem frisado é que Lula sem FHC não seria nada e que se Lula não tivesse dado continuidade no governo de FHC esse também não seria nada. Como diz Lula, "companheiros" estudem História, e para entenderem o que é política e o que é governo peguem um caroço de manga plantem em uma sacola com terra é claro, cuidem todos os dias da planta depois de alguns meses plante em um local de terra fértil e continue cuidando, você vai ver que depois de alguns anos terá uma planta forte e produzindo muitos frutos. Se apenas plantar e não cuidar pode esquecer não conseguirá obter resultados. E se você nem plantar ai meu amigo não poderá colher e nem falar nada. Triste é ver o senhor Lula comendo as "mangas" do FHC (que também não é nenhum "santo") e falando para todos que ele mesmo que plantou e grande parte do povo aplaudindo.
Então amigos as vezes a verdadeira face do êxito e da conquista está escondida por trás de um marketing ilusório e do sofrimento de um povo que o faz um achar que para crescer na vida não é preciso se sacrificar.O sacrifício é parte da vitória, porém o marketing quando bem trabalhado cria uma usina de fantasias que trás o sabor do sucesso apenas para quem o usa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário